quinta-feira, 7 de abril de 2011

Inhotim






Ola pessoal,




hoje vim fazer mais um post paralelo aos do casamento rsrsrs Vim falar, um pouquinho de Inhotim!! Já conhecem essa maravilha de lugar?? Localizado em Brumadinho, Inhotim reúne um grande acervo de obras de arte contemporaneas, misturado à um projeto paisagístico de primeira! "Inhotim caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes, situadas em um Jardim Botânico, de rara beleza."


Inhotim promove, também, diversos eventos culturais e, Emerson e eu tivemos a sorte de assistir a um show do Vander Lee em uma de nossas idas ao Inhotim. Então, pra vocês, um pouco da história de lá!!


O Instituto Inhotim foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de 1980. Em 1984, o local recebeu a visita do renomado paisagista Roberto Burle Marx, que apresentou algumas sugestões e colaborações para os jardins. Desde então, o projeto paisagístico cresceu e passou por várias modificações.A propriedade particular foi se transformando com o tempo. Começava a nascer um grande espaço cultural, com a construção das primeiras edificações destinadas a receber obras de arte contemporânea. Ganhava vida também o rico acervo botânico, consolidado a partir de 2005 com o resgate e a introdução de coleções botânicas de diferentes partes do Brasil e com foco nas espécies nativas.


O paisagismo, em Inhotim, teve a influência inicial de Roberto Burle Marx (1909-1994) e em toda a área são encontradas espécies vegetais raras, dispostas de forma estética, em terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada. O Instituto Inhotim, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, além desses espaços de fruição estética e de entretenimento - que lhe garantem um lugar singular entre outras instituições do gênero - desenvolve também pesquisas na área ambiental, ações educativas e um significativo programa de inclusão e cidadania para a população do seu entorno.


Arte Contemporânea

O acervo artístico abriga mais de 500 obras de artistas de renome nacional e internacional, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros. O Inhotim se diferencia de outros museus por oferecer ao artista condições para a realização de obras que apenas em seu parque poderiam ser construídas.


Jardim Botânico

Em uma área de 97 hectares, o Jardim Botânico conta com diversas coleções botânicas entre as quais se destacam a de Aráceas, uma coleção de orquídeas da espécie Vanda, com 350 indivíduos de diferentes espécies e, ainda, uma das maiores coleções de palmeiras do mundo com mais de 1.400 espécies. Pesquisas e projetos botânicos e paisagísticos são desenvolvidos em parceria com órgãos governamentais e privados.


Inclusão e Cidadania

O Inhotim tem se tornado um vetor fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do município de Brumadinho e de seu entorno. Projetos como o Inhotim Encanto e Coral e Iniciação Musical valorizam a vocação da região e mobilizam crianças, jovens e adultos. Importante interlocução também tem sido estabelecida com os empresários da região para o incremento de suas atividades econômicas, além de diversos projetos em parceria com o poder público local.


Gostaram? Querem conhecer um pouco mais de Inhotim e desfrutar das belezas únicas que este lugar possui?


Acesse e visite!

3 comentários:

  1. Vi uma matéria super bacana numa revista sobre Inhotim, ainda ontem!! =)

    ResponderExcluir
  2. Na sua proxima visita nao pode faltar a ida a Inhotim!! =D

    ResponderExcluir
  3. Este post ficou muito bom, deu até vontade de voltar lá neste fim de semana!
    O bacana é que todas fotos tiradas em Inhotim ficam perfeitas, principalmente esta ultima do post.

    ResponderExcluir